top of page

FAVA, Rui. EDUCAÇÃO 3.0. Editora Saraiva, 2014.

Pela primeira vez, convivem nas escolas quatro gerações distintas, cada uma com suas peculiaridades no modo de aprender e de se comportar, provocando um choque de gerações. Os estudantes de hoje, denominados nativos digitais, são a primeira geração a crescer em meio a essa nova e abundante tecnologia digital. A “Educação 3.0” chegou e, com ela, um novo mundo virtual e em redes emergiu, provocando um notório declínio da eficácia da aprendizagem. Os antigos alunos eram indivíduos isolados; os novos são mais conectados socialmente. Se a busca da aprendizagem já foi mais silenciosa e passiva, os novos estudantes são agora ativos, barulhentos e públicos. As escolas precisam se adaptar a esses novos cenários. Como fazer isso? 
Por meio de um resgate histórica da educação, o autor mostra a evolução do ensino e apresenta uma ferramenta útil na gestão acadêmica, o PDCA (Plan, Do, Check, Action), que apoiará na escolha, organização, disponibilização, distribuição dos conteúdos e na avaliação da aprendizagem e dos processos.
A obra tem a intenção de auxiliar as escolas e se posicionarem de forma eficiente e eficaz neste novo ambiente, buscando metodologias que preparem os estudantes para um futuro desconhecido, no qual eles sobreviverão não pelo que sabem, mas pelas suas habilidades e competências para a busca e aplicação da informação e para a adaptabilidade a um ambiente em constante mutação

PIVA, Dilermando Jr. SALA DE AULA DIGITAL. Editora Saraiva, 2014.

As novas tecnologias estão cada vez mais difundidas na sociedade, o que faz com que o dia a dia das crianças e jovens esteja imerso nesse novo ambiente. Assim, a escola não pode manter-se isolada desse processo de mudança e a inclusão dessa cultura digital na sala de aula faz-se cada vez mais urgente. Diante desse cenário, questionamentos são frequentes:

- Por que as novas tecnologias têm sido tão mal utilizada nas escolas?
- Como fazer que o uso dos computadores no sistema educacional não acabe como outras tecnologias: de panaceias a ferramentas esquecidas no fundo dos armários?
- Como utilizar de forma eficiente e eficaz os recursos existentes, tais como a Internet, os softwares educacionais, os aplicativos no processo educacional?
- Qual a metodologia adequada para integrar a tecnologia à Educação?

Sala de aula digital discute tais questões, oferecendo ferramentas para que os educadores possam fundamentar e utilizar a cultura digital a serviço de sua principal atividade: a arte de educar.

GABRIEL, Martha. EDUC@R, A (R)EVOLUÇÃO DIGITAL A EDUCAÇÃO. Editora Saraiva, 2013.

A evolução das tecnologias digitais de informação e comunicação tem transformado profundamente a sociedade em todas as suas dimensões, inclusive a educação. Considerando isso, este livro apresenta e discute dois importantes aspectos que afetam profundamente a educação tradicional. O primeiro aspecto abordado são as mudanças causadas pela disseminação e penetração das plataformas e tecnologias digitais na sociedade, o segundo são os impactos dessas mudanças na educação e as possibilidades que as plataformas e tecnologias digitais apresentam. Esse novo panorama repleto de possibilidades, conexões e ampliação do potencial humano, traz também profundas transformações e, consequentemente, novos desafios. A Era da Informação está dando lugar à Era da Inovação e com isso questionamentos surgem: como deve ser a educação na era digital? Que desafios e oportunidades ela nos traz? 
O professor exerce um papel essencial nesse novo mundo digital, não mais como um "provedor de conteúdos", mas funcionando como um catalisador de reflexões e conexões para seus alunos nesse ambiente mais complexo, que também é mais rico e poderoso. A intenção é auxiliar os professores a se sentirem preparados para continuar acompanhando as tendências e possibilidades que surgirão. Como  este livro trata de transformações digitais, nada mais natural do que apresentar cases e exemplos de forma digital. Assim, para permitir que o leitor acesse links digitais apresentados ao longo do texto, os cases e exemplos trazem um QRcode que pode ser escaneado e acessado imediatamente on-line. Assim, a experiência de leitura do livro físico torna-se totalmente integrada com o conteúdo digital!

bottom of page